Como Germinar Sementes

Vou mostrar uma técnica bem interessante para facilitar a vida ao germinar sementes. Esse é meu método favorito e é o que uso em praticamente todo plantio.

Essa técnica é excelente por vários motivos, um deles é que se você planta sementes que demoram para germinar pode acabar deixando de molhar algum dia e comprometer a germinação. Sementes precisam de umidade constante até germinarem e por isso essa técnica é muito eficaz. Além disso é muito prática, pois diminui consideravelmente a necessidade de molhar as sementes. Então a maior parte do tempo você só irá observar se elas já germinaram ou não.

Antes da explicação há algo muito importante que você deve lembrar sempre que usar essa técnica:

Ela deve ser adaptada às necessidades da semente que vai ser plantada. É importante levar em consideração quais sementes serão plantadas, qual a época ideal para plantar, o local para deixar as sementes germinando, já que algumas preferem mais calor e luz, outras não, etc. Cada semente terá suas particularidades, por isso além de ler esse post e ver o vídeo, que está no final da leitura, leia também o post sobre a variedade que está adquirindo. Pesquisar as necessidades específicas da semente que você pretende plantar faz toda a diferença para o sucesso da germinação.

Material

– vaso ou sementeira;

– sementes (claro);

– plástico filme;

– substrato pronto de boa qualidade ou mistura adequada para germinação dependendo da variedade que será plantada;

– húmus de minhoca.

Como fazer

O primeiro passo é escolher as sementes que você irá comprar aqui na loja. Lembre-se de ver os posts específicos sobre elas. Para cada variedade que está disponível tem um post especial.

Se você escolher várias sementes, e eu recomendo que faça isso para aproveitar o frete, não esqueça de identificar cada vaso com o que plantou. Por mais que sua memória seja confiável daqui há alguns dias ela pode não ser mais a mesma, então sempre identifique o que plantou e a data do plantio.

Para plantar basta preparar uma mistura de substrato e húmus de minhoca em partes iguais e preencher o vaso ou a sementeira. Não preencha todo o espaço, deixe livre aproximadamente 1,5 cm abaixo do limite do vaso ou sementeira para cobrir as sementes.

Como Germinar Sementes

Depois de preencher com a mistura disponha as sementes pelo vaso mantendo algum espaço entre elas. Não plante todas na mesma cova nem juntas demais porque isso dificultará muito para separar as mudas depois. Caso o vaso seja pequeno use mais de um para o plantio. No caso de sementeiras plante apenas uma semente por célula.

Como Germinar Sementes

Após o plantio regue uniformemente com um regador que tenha tampa com furos para evitar compactar o substrato. Regue de forma breve, circulando o vaso apenas até a água começar a sair pelo fundo.

Após a rega cubra com o plástico filme toda a superfície do vaso ou sementeira. Deixe uma sobra de plástico em todos os lados para poder enrolar nas laterais de forma que em cima fique bem esticado.

Como Germinar Sementes

Após o plantio mantenha o vaso em local que tem muita luz indireta, mas sem sol direto até as sementes germinarem.

Usando essa técnica as sementes de germinação rápida não precisarão de mais nenhuma rega até os brotos surgirem, porque a umidade se mantém por bastante tempo quando é feito esse processo. As sementes que levam entre 10 e 20 dias para germinar podem precisar de regas e isso só deve ser feito se notar que o substrato está secando. É importante tomar cuidado para não encharcar. Recomendo usar um borrifador para essas regas que são feitas após o plantio inicial.

Como Germinar Sementes

É importante abrir pelo menos dia sim dia não a estufa, levantando parcialmente o plástico filme e deixando entrar um pouco de ar.

Publiquei um vídeo mostrando como uso essa técnica. Vale a pena assistir!

Curta o vídeo, se inscreva no canal e compartilhe!

Para adquirir sementes veja o que há disponível na LOJA;

Para ler mais sobre o cultivo dessa e outras plantas, tirar dúvidas sobre pragas, defensivos, adubos e aprender mais sobre jardinagem acesse o Blog SABERES do JARDIM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
%d blogueiros gostam disto: