Gerânio (Pelargonium Hortorum)

O gerânio é uma das minhas flores preferidas e eu estou falando do gerânio comum (pelargonium hortorum), esse cresce verticalmente. Não confunda com o gerânio pendente (pelargonium peltatum), que também é lindo, mas eu acho mais exigente em cuidados e mais suscetível ao ataque de pragas.

Gerânio - Pelargonium Hortorum

Eu adoro gerânios por vários motivos. Além de serem flores lindas, são plantas perenes e bastante resistentes. Aqui na minha varanda tenho 4 cores deles.

Para comprar sementes de gerânio veja o que há disponível na LOJA.

Gerânios são rústicos, mas precisam de sol, adubo e cuidados para estarem saudáveis e algo essencial para eles é ter atenção com as regas. No caso dos gerânios minha experiência diz que menos é mais. Eles preferem substrato secando entre as regas e excessos podem causar o apodrecimento das raízes e do caule, o que é irreversível. Quando isso ocorre é fácil notar os sintomas, basta observar a base do caule que ficará escurecida e macia quando pressionada.

Quanto ao adubo eles não são tão exigentes e vão florescer mesmo sem tanta matéria orgânica presente no substrato, mas certamente vão florescer menos. Então o ideal é adubar com frequência para manter plantas mais saudáveis e floridas.

Para a adubação dos gerânios, por serem plantas floríferas, sugiro húmus de minhoca, esterco e farinha de osso, para quem a utiliza, como principais elementos.

O ideal é fazer uma adubação foliar semanal com o adubo líquido, além das adubações misturando os elementos sólidos ao substrato a cada 2 ou 3 meses. Nesse último caso a quantidade de cada adubo dependerá do tamanho do vaso no qual a muda está plantada.

Gerânio - Pelargonium Hortorum

Em relação às pragas eles são bastante resistentes. Os meus gerânios das fotos nunca tiveram uma praga sequer. Nada! Nem mesmo quando tenho as tradicionais infestações das desagradáveis cochonilhas em algumas plantas eles se abalam.

Apesar dos meus gerânios nunca terem tido nenhum tipo de praga, já tiveram sintomas de fungos, que foram rapidamente tratados e por esse ser um problema comum aplicações periódicas de leite bem diluído são bem-vindas.

Gerânio - Pelargonium Hortorum

É comum meus gerânios produzirem sementes. As mamangavas sempre os visitam e polinizam as flores. Interessante que de todas as flores que tenho por aqui elas só polinizam os gerânios. Parecem realmente gostar deles.

As sementes dos gerânios são muito leves e perfeitas para serem levadas com facilidade pelo vento.

Gerânio - Pelargonium Hortorum

A germinação é fácil se as sementes estão muito frescas, caso contrário pode ser mais difícil, e pode levar de 7 a 24 dias após o plantio.

Gerânio - Pelargonium Hortorum

As sementes costumam ter uma boa taxa de germinação e o crescimento é relativamente rápido considerando que se trata de uma planta perene.

Para ler mais sobre o cultivo dessa e outras plantas, tirar dúvidas sobre pragas, defensivos, adubos e aprender mais sobre jardinagem acesse o Blog SABERES do JARDIM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
%d blogueiros gostam disto: