Ipoméias (Ipomoeas)

As ipoméias são plantas muito especiais pra mim. Minha paixão pelo plantio de sementes começou com elas vários anos atrás. Na época elas foram uma das melhores experiências que tive com sementes e a primeira super bem sucedida.

Ipoméia - Ipomoea Purpurea - Trepadeira

É uma enorme satisfação para mim acompanhar processo de germinação e crescimentos das sementes até a floração e as ipomoeas nunca decepcionam. Essas plantas trazem uma alegria imensa ao longo do crescimento, porque crescem muito rápido e as flores são lindas, deixam qualquer lugar com mais vida.

Esse post foi escrito inicialmente mostrando o crescimento da ipomoea purpurea, mas todas as informações sobre cultivo se aplicam também à ipoméia esqueleto (ipomoea quamoclit) e ipomoea nil.

Ipoméia - Ipomoea Purpurea Azul Clara - Trepadeira

Para comprar sementes de ipomoea purpurea e começar seu cultivo acesse a LOJA.

Germinação

As ipomoeas já começam a trazer alegria a partir da germinação, que é bem rápida. Se forem colocadas para germinar no algodão ou no paninho limpa-seca-germina as sementes estarão visivelmente germinando em dois ou três dias. Se forem colocadas para germinar direto no substrato entre 5 e 10 dias as brotações surgem, mas isso considerando que as condições de germinação são as ideais. Para germinar ipomoeas é necessário calor, temperaturas acima de 25 graus, e umidade constante, porém sem excesso.

As minhas sementes eu costumo colocar para germinar antes fora do substrato e depois, quando já estão iniciando a germinação, eu planto. Com as minhas ipomoeas purpurea foi assim. O plantio das mudas que mostro nesse post foi feito no dia 11/09/17 e elas estavam já plantadas e germinadas no substrato em 17/09/17.

Ipoméia - Ipomoea Purpurea - Trepadeira
Muda de ipomoea purpurea 6 dias após a germinação

Para o plantio das sementes em processo de germinação preparei uma mistura de partes iguais de húmus de minhoca e substrato pronto para preencher o vaso.

As mudas ficaram nesse vaso por volta de 20 dias até estarem um pouco maiores e mais resistentes para serem plantadas no local definitivo.

Plantio

Ipomoeas podem sentir bastante o replantio para outro vaso, portanto recomendo seguir três regras básicas para fazer esse processo. Essas regras servem para qualquer planta, mas para as ipomoeas são fundamentais para evitar a perda da muda.

Ipoméia - Ipomoea Purpurea - Trepadeira
Uma das características fofas dessa variedade são as folhas em formato de coração

A primeira recomendação é sempre fazer replantios no fim da tarde sem sol e quando a temperatura já está mais amena ou fazer em dias frios, chuvosos ou nublados. Dessa forma a planta não sentirá tanto a mudança. Replantar uma muda em um momento que o sol está quente e sobre ela pode ser fatal mesmo para variedades mais resistentes.

Após esperar o momento certo ou o dia certo para fazer o replantio o ideal é regar o vaso antes de replantar. Isso deve ser feito imediatamente antes. Então regue e já comece a retirar a muda.

 

A última recomendação, e muito importante, é sempre preservar o torrão. Deve-se retirar a planta do vaso mantendo todo o substrato original ao redor das raízes. Quanto mais do substrato for possível aproveitar melhor e quando digo aproveitar não é simplesmente pegar de um vaso e jogar para outro independente da planta, tem que ir tudo junto em um bloco único. Se o vaso do qual for retirada a planta for pequeno use uma pá e pegue tudo de uma vez, assim fica bem mais fácil evitar que na transferência de um vaso para outro o substrato se solte das raízes.

Tem um post e vídeo no blog explicando como fazer esse processo.

Normalmente eu replanto as mudas em vasos que serão só delas, então preparo o vaso, preenchendo-o inteiro com substrato e adubos, fazendo as devidas proporções. No caso das minhas ipomoeas o vaso já estava montado e tinha uma muda de pimenta, que foi plantada usando duas partes de substrato vendido pronto, duas partes de húmus de minhoca e uma parte de esterco bovino. Recomendo essa mesma mistura para o plantio das ipomoeas em um vaso no qual ficarão sozinhas.

Para fazer o replante das mudas primeiro retirei um pouco do substrato das pimentas, passando para outro vaso que estava próximo e tinha espaço. Depois acrescentei uma pá bem cheia de esterco bovino bem curtido e misturei ao restante do substrato. Plantei as mudas de ipomoea e reguei todo o vaso em seguida.

Como as ipomoeas podem sentir bastante mudanças de vaso se o processo não for feito adequadamente, não recomendo ficar trocando. Então no máximo germine em um e depois coloque em outro definitivo ou já plante direto no definitivo.

Sol

Essas criaturas lindas amam sol. Ipomoeas são plantas de sol pleno, mas vale aquela regra básica, quanto mais sol de mais água elas vão precisar e elas gostam de umidade.

Se elas forem cultivadas com pouco sol irão crescer, porém mais lentamente, as folhas vão ficar verdes bem escuras e elas vão florescer menos, muito menos. No sol elas crescem e florescem loucamente, então sugiro achar um cantinho para elas crescerem que tenha pelo menos algumas horas de exposição direta.

Ipoméia - Ipomoea Purpurea - Trepadeira
Algumas folhas danificadas pelo vento

Normalmente, mas não necessariamente, locais com mais sol são abertos e mais expostos ao vento e isso pode ser um problema se for um vento forte. Elas não gostam de vento, mas toleram, porém se for forte pode danificar a planta.

Rega

Ipomoeas gostam de umidade, então o ideal é manter o substrato levemente úmido entre as regas. As minhas são cultivas em um vaso grande de cerâmica e são regadas todos os dias, exceto em dias frios ou chuvosos.

Sementes de Ipomoea Purpurea - Ipoméia

Essas plantas não toleram substrato seco. Elas murcham rápido, podem sentir muito e não se recuperar, então é importante ter atenção com as regas e evitar que falte água, especialmente em épocas de muito calor como verão e primavera.

Claro que mesmo que elas gostem de umidade não se deve encharcar o substrato, isso também não fará bem à planta.

Adubos

Essas não são plantas exigentes com adubo, mas é claro que faz toda a diferença no crescimento e floração delas.

Eu uso e recomendo húmus de minhoca na mesma proporção do substrato pronto ou outra mistura que for preparada e esterco bovino ou de aves bem curtido. Quanto ao esterco a proporção vai depender do tipo usado. Para quem usa farinha de ossos também é uma boa opção para estimular a floração.

Sementes de Ipomoea Purpurea - Ipoméia

Além desses adubos misturados ao substrato uso também leite diluído e adubo líquido, borrifando a planta uma vez por semana. O leite deve ser aplicado sempre pela manhã em dias de sol. Clique nos links e veja os posts para mais informações.

Pragas

A ipomoea costuma ser uma planta resistente a pragas, mas é bom estar sempre atento à pulgões e cochonilhas, principalmente.

Outra praga que eventualmente aparece nas minhas mudas é o ácaro vermelho, que prejudica bastante a planta e exige cuidado e um tratamento bem feito para ser erradicada.

Além dessas pragas que mencionei tive uma vez problema com um fungo chamado antracnose, que é muito agressivo, mas não é algo comum nas ipomoeas, felizmente.

Floração

É sensacional cultivar ipomoeas pela beleza das flores e pela rapidez com que elas surgem. Essas são plantas anuais, portanto tem um ciclo de vida breve, no qual crescem, florescem e produzem sementes (muitas sementes) em um curto período de tempo.

As minhas mudas germinaram no dia 17/09/17 e a primeira flor abriu no dia 16/12/17, 3 meses depois. Isso é muito rápido!

Claro que o cultivo influencia muito. Se estão crescendo nas condições ideias certamente vão florescer logo, senão podem não florescer, podem demorar mais ou até morrer antes que isso aconteça.

As flores das ipomoeas são lindas e algo que me chama muito a atenção nelas é que parecem ter luz no seu interior. Elas são encantadoras, não canso de admirar!

Sementes de Ipomoea Purpurea - Ipoméia

Outra característica marcante das flores dessa variedade é que elas duram apenas um dia. Abrem pela manhã bem cedo e depois que fecham já começam a secar. Apesar da vida curta das flores elas aparecem em grande quantidade. Ipomoeas florescem muito, então todos os dias há flores secando, mas muitas outras abrindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
%d blogueiros gostam disto: