Pimentas

Se você tem interesse em adquirir ou já adquiriu sementes de pimentas aqui na loja leia esse post. Caso ainda não tenha feito sua compra, veja as sementes disponíveis e saiba que tudo que é vendido aqui é cultivado de forma orgânica, sem nenhum tipo de química ou agrotóxico.

Eu amo pimenteiras! São plantas bonitas, que dão frutos maravilhosos e possuem uma imensa variedade de espécies. Acho que deu pra perceber que é uma das plantas que eu adoro cultivar só pela quantidade de variedades disponíveis na loja.

Pimenta Pérola Roxa
Pimenta Pérola Roxa

Cultivar pimentas é muito gratificante, mas tem seus desafios, por isso nesse post dou dicas e falo tudo que já aprendi sobre o cultivo delas.

Para comprar sementes de pimenta veja o que há disponível na LOJA.

Germinação

As pimentas germinam com certa facilidade, em regra esse processo leva de 7 a 24 dias, mas depende da espécie (há muitas espécies), do local e do clima. Algo que ajuda a aumentar a taxa de germinação das sementes é colocá-las em um copo com água (da torneira mesmo) por cerca 12 horas antes do plantio. Esse processo faz bastante diferença também no tempo de germinação, que costuma ser menor quando as sementes ficam de molho.

O ideal é deixar as sementes em local com muita luz indireta, mas sem sol direto durante a germinação e levar em consideração dois fatores muito importantes: calor e umidade.

Para que germinem as sementes de pimenta precisam de temperaturas acima de 25 graus. Abaixo disso, entre 24 e 20 graus, elas germinam, mas vão demorar mais. Se a temperatura for menor que 20 graus dificilmente irão germinar.

Muda de Pimenta

Dependendo do local que você mora, vai ser necessário esperar pela primavera ou pelo verão para ter mudas ou então a solução é montar uma estufa. As pimentas simplesmente não germinam no frio.

Quanto à umidade é necessário que ela seja constante e não seja excessiva. Se o substrato ficar úmido demais as sementes vão apodrecer, se ficar seco demais elas irão desidratar. Então é importante que o substrato seja mantido levemente úmido, jamais encharcado ou muito seco no período de germinação.

Plantio

Eu faço a separação e planto as mudas no local definitivo, onde elas terão sol pleno, por volta de 30 dias após a germinação ou quando atingem 10 cm de altura. Ao fazer esse processo adiciono ao vaso esterco bovino curtido na proporção de uma parte de esterco para duas de substrato, mas outros adubos de sua preferência podem ser usados.

Pimenta Medusa
Pimenta Medusa

Ao plantar para o local definitivo é importante manter preservado o torrão com a raízes da muda. Isso evitará que ela murche ou até morra após a mudança.

Sol

Pimenteiras adoram sol, mas quanto mais sol maior deve ser a preocupação em manter regas regulares para evitar que a planta fique murcha.

Pimenta Medusa
Pimenta Medusa

O ideal é manter as mudas no sol pleno, o que significa que devem pegar mais de 4 horas de sol direto por dia. Também é possível manter pimenteiras em local que tenha apenas sol da manhã, porém elas irão frutificar menos.

Rega

As mudas de pimenta devem ser regadas quando o substrato estiver com a superfície seca. Mesmo assim coloque o dedo na terra para ver se não está úmida logo abaixo da camada mais superficial.

Pimenta Fish Pepper
Pimenta Fish Pepper

Não há uma regra para regar. O importante é ter em mente que as pimentas preferem que o substrato seque levemente entre uma rega e outra. Elas não gostam de umidade excessiva, por isso evite também molhar as folhas ao regar, especialmente nas horas mais quentes do dia.

Adubo

As pimentas são bem exigentes com adubo, especialmente se são cultivadas em vasos. Elas precisam receber adubações bem regulares, caso contrário ficam frágeis (suscetíveis a pragas) e produzem poucos frutos ou nem produzem.

Para as minhas mudas eu uso adubo líquido nas regas e o leite diluído borrifando as plantas uma vez por semana. Além disso uso húmus de minhoca e esterco bovino misturados ao substrato.

Pimenta Pirâmide
Pimenta Pirâmide

Uma questão muito importante é não usar adubos químicos durante a floração. Mesmo os orgânicos devem ser usados com cautela nesse período, porque excessos podem fazer com que as flores caiam sem formar frutos.

Pragas

Infelizmente as pimentas são muito suscetíveis aos malditos ácaros e essa praga é bem pior do que cochonilha, pulgão ou mosca branca na minha opinião. Hoje raramente perco uma muda para os ácaros, mas no começo perdi muitas.

Para evitar, ou pelo menos tentar evitar, o surgimento de ácaros, evite molhar as folhas, mantenha a planta no sol e regue todos os dias se estiver fazendo calor, mas sem encharcar. Recomendo também aplicações de enxofre dimy a cada 15 dias como preventivo.

Pimenta Pérola Roxa
Pimenta Pérola Roxa

Caso você veja sintomas trate o mais rápido possível. Se a infestação se espalhar é mais difícil de tratar e você pode acabar perdendo as suas pimenteiras, entre outras plantas.

Outra praga que gera muitas reclamações de pimenteiros é a mosca branca, mas essa felizmente nunca me deu problemas.

Para combater essas pragas eu sugiro o enxofre para os ácaros e o combo de defensivos com óleo de neem e sabão de côco para as moscas brancas, cochonilhas e pulgões. Em pimentas o fumo não deve ser usado.

Polinização

Quem cultiva pimentas pode ter problemas com a formação dos frutos, por isso recomendo a leitura de um post sobre polinização manual das pimentas e outro sobre os possíveis motivos para a queda das flores.

Ardência

As pimentas têm diferentes níveis de ardência. Vou colocar aqui uma escala de ardência bem básica para facilitar a identificação de acordo com o que for colocado na descrição de cada variedade disponível na loja. As pimentas de níveis 0 e 1 não têm ardência, de níveis 2 a 4 são levemente ardidas, de 5 a 7 são de média ardência, de 8 a 10 são de alta ardência e as de nível 10+ são as de ardência muito alta, mais conhecidas como nucleares.

Pimentas - Ardência

Se você quiser saber qual é a “potência” exata da sua pimenta pode consultar a tabela Scoville. Essa tabela foi criada em 1912 por Wilbur Scoville e mede a pungência das pimentas. Uma pesquisa rápida no google leva a explicações de como essa medida foi criada e é uma leitura bem interessante.

Consumo

A maioria das pimentas pode ser consumida verde ou madura. Como são muitas as espécies de pimenta, para descobrir como a que você cultiva deve ser colhida o melhor é pesquisar especificamente sobre ela ou fazer o teste na prática mesmo, colhendo um fruto verde e outro maduro e vendo qual você acha mais saboroso.

Pimenta Fish Pepper
Pimenta Fish Pepper

As jalapenos e as cambucis por exemplo são consumidas ainda verdes normalmente, mas as pimentas biquinho e jamaican yellow devem, preferencialmente, ser consumidas maduras.

Nessa história do verde ou maduro tem um detalhe: a grande maioria das pimentas demoram horrores para amadurecer, então não se abale com a demora.

Para ler mais sobre o cultivo dessa e outras plantas, tirar dúvidas sobre pragas, defensivos, adubos e aprender mais sobre jardinagem acesse o Blog SABERES do JARDIM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
%d blogueiros gostam disto: