Shiso (Perilla frutescens)

Adoro shiso e sou apaixonada por ele desde a primeira vez que o vi. Não vou negar que foi o roxo das folhas que me conquistou (é minha cor preferida) e daquele momento em diante comecei a caçar sementes.

Shiso - Perilla frutescens

Primeiro comprei sementes do shiso vermelho. A maioria não germinou e as que germinaram eu perdi em um ataque de cochonilhas, mas na época ainda não lidava tão bem com elas.

Depois consegui sementes de um shiso ainda mais lindo do que o vermelho, o que tem as folhas verdes bem escuras na parte de cima e roxas por baixo. Plantei as sementes, que levam de 2 a 4 semanas para germinar, e a taxa de germinação foi boa, mas no geral a germinação dos shisos pode ser difícil.

Para comprar sementes de shiso veja o que há disponível na LOJA.

Shiso - Perilla frutescens

O crescimento das mudas não foi tão rápido a princípio, mas elas cresceram lindas e vigorosas. Em um determinado momento já estavam enormes para os vasinhos nos quais estavam e as transplantei para um vaso bem maior.

Shiso - Perilla frutescens

Shiso - Perilla frutescens

Pouco tempo depois que as transplantei para o vaso maior os primeiros botões começaram a aparecer e logo vieram as flores.

Shiso - Perilla frutescens

O único problema que minhas mudas tiveram foram cochonilhas, mas foi rapidamente resolvido.  Elas resistiram bem ao calor, mas deve-se tomar mais cuidado com as regas. Quando está quente eu rego o vaso todos os dias. Se faz sol, mesmo não estando tão abafado e quente eu mantenho a rega diária, mas em menor quantidade. De uma forma geral deixo o substrato secar apenas levemente entre uma rega e outra.

As minhas mudas pegam sol da manhã e não gostam de sol forte. Mesmo com regas freqüentes elas não suportam bem o calor excessivo.

Uso adubo líquido no vaso duas vezes por semana e misturo ao substrato húmus de minhoca e esterco bovino a cada 2 ou 3 meses.

Shiso - Perilla frutescens

Essa erva é uma planta linda, muito resistente e saborosa. Ela é anual, então depois da floração fica bem feia e deve ser replantada, mas isso não é problema já ela dá muitas sementes e normalmente elas se propagam sozinhas, germinando por onde caem. Eu conheci como shiso, mas também é comum ver como perilla, já que seu nome científico é perilla frutescens.

Os shisos são ervas usadas em chás, sucos e consumidas também em saladas ou refogadas. Normalmente usa-se mais o shiso vermelho e o com folhas de duas cores em sucos e chás e o shiso verde em saladas e refogados.

Eu gosto muito de fazer o suco ou chá. Uma característica interessante dos shisos é que o chá é verde bem escuro quando feito, mas ao adicionar algumas gotas de limão ele fica com uma cor vermelha linda. É bacana fazer a experiência e basta ferver por alguns minutos de 5 a 7 folhas de shiso para fazer uma xícara de chá e depois de pronto acrescentar açúcar a gosto e algumas gotas de limão. Quanto mais limão, mais viva a cor vermelha. Se for colocar uma quantidade maior de limão fica melhor gelado para ser tomado como suco e não como chá.

O shiso tem origem japonesa e contém vários nutrientes como betacaroteno, vitaminas B1, B2 e C, cálcio e ferro, segundo alguns sites e blogs. Além disso possui propriedades antiinflamatórias.

Para ler mais sobre o cultivo dessa e outras plantas, tirar dúvidas sobre pragas, defensivos, adubos e aprender mais sobre jardinagem acesse o Blog SABERES do JARDIM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
%d blogueiros gostam disto: