Tomates

Quem cultiva ou já tentou cultivar tomates sabe que mantê-los saudáveis não é tão fácil assim. Tomates são sensíveis e suscetíveis a um grande número de doenças. A questão é que se você souber cultivá-los eles podem se tornar plantas fáceis de manter, que te dão de presente frutos maravilhosos.

Tomate Green Zebra
Tomate Green Zebra

Eu mesma passei muito tempo tentando cultivá-los com pouco sucesso. Hoje vejo que perdia plantas lindas e sadias, que acabavam ficando doentes porque eu simplesmente não sabia que o tomate, a vítima, tinha certas preferências e restrições para ser feliz. Mas como eu adoro tomateiros, é uma das plantas que eu mais gosto de cultivar, eu insisti, pesquisei e tentei até conseguir bons resultados.

Para comprar sementes de tomate veja o que há disponível na LOJA.

Germinação

Eu prefiro usar sementes de tomates que eu consumi e cultivei do que aquelas compradas em saquinhos. Todas as sementes disponíveis na loja são de frutos que eu mesma cultivei e colhi, portanto são muito frescas e o cultivo é feito de forma orgânica, o que é raro.

Se o cultivo dos tomates pode ser difícil a germinação é muito fácil e rápida. As sementes germinam entre 5 e 21 dias após o plantio, se plantadas nas condições adequadas de calor e umidade.

Tomate Green Zebra
Tomate Green Zebra

As condições adequadas para as sementes de tomate são temperaturas acima de 25 graus e substrato mantido levemente úmido, sem ser encharcado e sem secar demais.

Especialmente para tomates eu não recomendo plantar muitas sementes no mesmo vaso. As mudas são frágeis e podem sentir muito uma mudança de local. Então o ideal é plantar poucas sementes por vaso de forma que fiquem bem espaçadas e possam ser separadas preservando uma boa porção de substrato com cada muda, sem causar qualquer dano às raízes.

Durante o processo de germinação as sementes devem ser mantidas em local com muita luz indireta, mas sem sol direto.

Plantio

Eu faço a separação e planto as mudas no local definitivo, onde elas terão sol pleno, por volta de 30 dias após a germinação ou quando atingem 10 cm de altura. Ao fazer esse processo adiciono ao vaso esterco bovino curtido na proporção de uma parte de esterco para duas de substrato, mas outros adubos de sua preferência podem ser usados.

Tomate Green Zebra

Ao plantar no local definitivo é importante manter bem preservado o torrão com a raízes da muda. Isso evitará que ela murche ou até morra após o plantio. Tomates são sensíveis a mudanças de vaso.

Quanto ao vaso, dependendo da variedade não precisa ser grande, mas como regra geral recomendo que tenha 30 cm de altura ou mais. Mesmo os tomates que não crescem tanto em altura criam muitas raízes, por isso vasos pequenos não são indicados.

Sol

Sol pleno ou pelo menos 4 horas de sol diárias é o ideal. Já cultivei bem tomates no sol da manhã e até só com muita luz indireta, mas eles demoram mais a frutificar e frutificam menos, apesar de serem frutos de boa qualidade.

Tomates
Tomate Berkeley Tie Dye Heart

Em cultivos com uma menor incidência de sol também é preciso tomar mais cuidado com as regas para não serem excessivas, já que com menos sol a tendência é a umidade se manter por mais tempo.

Rega

Tomates gostam de umidade, mas procure esperar que o substrato seque na superfície entre uma rega e outra, ficando apenas levemente úmido. Não deixe secar demais, mas evite afogar a planta, porque propicia o aparecimento de fungos e outras doenças.

Não molhe as folhas e flores, exceto se o tomateiro estiver com doenças ou pragas e for necessário usar defensivos. Nesse caso borrife sem excessos.

Adubo

O básico que eu uso para a maioria das minhas plantas é: húmus de minhoca e esterco bovino. Para pimentas e tomates também uso aspirina misturada ao substrato nos plantios, transplantes e em casos de doença.

Também uso o leite diluído como adubo foliar em todas as minhas plantas uma vez por semana. Mas se para as outras plantas isso é opcional para tomates eu diria que é obrigatório. O leite borrifado diretamente nas folhas, além de nutrir, atua como preventivo para fungos, uma doença muito comum nos tomateiros.

Tomates

Tomates são plantas bastante exigentes com adubo, por isso uso também o adubo líquido feito com húmus de minhoca e esterco bovino nas regas uma ou duas vezes por semana.

É comum tomateiros terem problemas de deficiência de magnésio e o leite ajuda a prevenir, mas também pode ser usado o sulfato de magnésio ao redor da planta a cada 30 dias. Pode-se usar uma colher de sopa bem cheia para um vaso grande. O leite de magnésia também é uma opção. Recomendo uma diluição de 5% a 10% do leite de magnésia em água para ser usado nas regas ou borrifando a planta. Encontra-se sulfato ou leite de magnésia em qualquer farmácia.

Pragas

Um dos problemas mais comuns dos tomateiros são os fungos. Felizmente o combate não é tão difícil e o tratamento é feito com leite diluído. Como eu já mencionei, recomendo usar o leite desde o início do crescimento das mudas, independente de haver sintomas de fungos.

Tomates
Tomate Berkeley Tie Dye Heart

Outro problema comum é a cochonilha, mas também podem ocorrer pulgões e moscas brancas. Para todos esses recomendo como tratamento o combo de defensivos com óleo de neem e sabão de côco. Jamais deve ser usado o fumo em tomateiros. Eles são muito sensíveis a esse defensivo.

Polinização e Poda

Assim como as pimentas, os tomates, quando cultivados em vasos, podem perder flores sem formar frutos e normalmente isso ocorre por falta de polinização.

Tomate Green Zebra
Tomate Green Zebra

Para que isso não ocorra basta dar petelecos nas flores dos tomates. Faça isso todos os dias nas flores abertas e todas ou quase todas irão formar frutos.

Colheita

Eu sempre espero os tomates amadurecerem na própria planta para colher. Quando estão maduros basta torcer o tomate para que ele se solte ou os frutos podem ser cortados com uma tesoura.

Para ler mais sobre o cultivo dessa e outras plantas, tirar dúvidas sobre pragas, defensivos, adubos e aprender mais sobre jardinagem acesse o Blog SABERES do JARDIM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
%d blogueiros gostam disto: